Monday, October 28, 2013

Vaticanos Espíritas

O que está acontecendo com as Casas Espíritas em todos os cantos desse Planeta? O que nós estamos fazendo da Boa Nova?  Onde está o trabalho Cristão, o trabalho fraterno na essência, como dos primeiros tempos?

Kardec, Bezerra, Chico, por favor, precisamos ouvir as suas vozes!!!!
Os Centros Espíritas estão se fechando, cada vez mais, em grupos de privilegiados. Grupos de pretensos iniciados que fazem da Casa Espírita o que eles acham melhor, e não o que deve ser feito de acordo com a Doutrina Espírita.

Exigências sem fim, cursos intermináveis, precisamos de um verdadeiro doutorado em Espiritismo para iniciar um trabalho ou para ser um privilegiado.
As verdades não podem ser ditas. As palavras têm que ser limitadas. Os trabalhos adaptados ao meio.

São centenas de instituições, organizações, federações, conselhos, unificações, entre outros termos de grandezas e poderes mundanos. Verdadeiros vaticanos espíritas.
Precisamos, urgentemente, voltar ao Espiritismo dos primeiros tempos. Aquele onde a Casa Espírita era acolhedora, fraterna, Cristã. Precisamos deixar nossos médiums trabalharem, formando-os com carinho, diante das necessidades atuais de cada um. Precisamos nos reconectar com o invisível, que grita por socorro e nos presta socorro. Este mesmo invisível que um dia será a nossa morada. E tudo isto, proporcionará, naturalmente, o mais importante, a reforma íntima.

Frequentemente ouvimos em palestras diversos oradores com domínio da palavra, com exemplos científicos e histórias fantásticas. Mas olhamos para aquela alma em pé no plenário, tentando enxergar ali o Cristianismo, o amor verdadeiro, a emoção que nos traz às lágrimas e, infelizmente, não encontramos nada disso em muitos deles.
Irmãos, a Doutrina não se dobra ao homem, mas o homem é que se amansa diante da Boa Nova.

Recolhamo-nos à nossa humilde insignificância de Espíritos em provas e expiações e não tentemos modificar ou burlar o que foi nos dado por Jesus em sua perfeição.
Não deixemos que o movimento espírita se desvirtue. Não compactuemos com este grave erro de desvio de caminho.

Voltemos ao lindo, providencial, humilde e perfeito Espiritismo. Voltemos para Jesus!
Fraternalmente,
Refletindo o Espiritismo


5 comments:

  1. Parabéns, excelente reflexão, clara, concisa e precisa. Se nós espíritas não tivermos cuidado, faremos do Espiritismo o que os católicos fizeram do cristianismo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá José! Muito obrigada pelo seu comentário e apoio.
      Nós vamos nos unir e não deixaremos que isto aconteça!

      Delete
    2. José, talvez você goste deste texto também: http://refletindooespiritismo.blogspot.com/2013/05/cristianismo-religiaofe-ou-cristianismo.html

      Delete
  2. bem, querida amiga o que você propõe é exatamente o contrário do que Kardec idealizou como Doutrina Espírita , pois devemos sim dar oportunidade aos médiuns mas nos lembrar que eles são falíveis e tem também seus anseios . O que torna a atividade mediúnica coisa séria para darmos valor a toda e qualquer comunicação sem nenhuma conotação com a obra. O Espiritismo não é religião como entendemos religião cheia de dogmas e de crendices. Fazendo uso do evangelismo que querem tornar o Espiritismo, verifique se todos os Espíritos são de Deus.
    Paz
    Luiz

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Luiz!
      Antes de mais nada, agradecemos muito as suas considerações! É uma benção esta oportunidade de trocar idéias!
      O texto acima não tem, nem de longe, o objetivo de vulgarizar as atividades nas Casas Espíritas, abrindo espaço para trabalhos sem maiores cuidados.
      Mas, justamente, com a desculpa de proteção das Casas Espíritas, estamos sendo joguetes de obsessores, que querem dificultar, ao máximo, os trabalhos. Encontramos barreiras e mais barreiras para se trabalhar e deixamos de ajudar muitos sofredores que clamam por ouvir os encarnados.
      Deve-se estudar sim, sempre. Deve-se incentivar a pesquisa, a leitura cuidadosa da codificação. Mas não se pode fazer disso um obstáculo, muitas vezes, intransponível.
      O que fazer, então, com os milhares de amados e respeitadíssimos médiuns analfabetos ou semianalfabetos de todo o Brasil? O que fazer com aquelas pessoas de coração puro e cheias de vontade de ajudar, mas que não se encontram, nesta vida, motivadas intelectualmente?
      Aquele que sabe mais deve ajudar, mas deve encontrar um caminho eficaz e menos lento para que o trabalho não pare. Não podemos dar às trevas o que eles querem, que é justamente frear o movimento espírita efervescente. E eles usam, exatamente, os doutos e cultos!
      Nós não temos idéia de quantas centenas de “humildes” Casas Espíritas estão espalhadas por este enorme Brasil, fazendo trabalhos lindos. Digo “humildes”, porque elas não têm acesso à palestras, palestrantes renomados, não estão filiadas a nenhuma associação. Elas, simplesmente, reunem almas que praticam o Evangelho na sua pureza. Essas pessoas, nem de longe, recebem o devido respeito pelos ditos estudados. Estudados estes, que desconhecem o fato de que "se hoje uma pessoa não tem estudos, não necessariamente ela não tem sabedoria, que traz de muitas outras vidas". Chico não tinha muito estudo nesta vida, mas podemos imaginar quanto estudo ele trazia de outras vidas...
      Muitas Casas Espíritas estão fechando devido a essa grande intransigência. Ou continuam funcionando, mas depondo contra a pureza do Consolador.
      O problema são os falsos profetas? Concordo, devemos ter muito, mas muito cuidado mesmo. Mas onde há amor sincero e caridade absoluta, não entram falsos profetas, entra, somente, a Luz do Pai que nos protege de todo o mal.
      Abraços fraternos!

      Delete