Wednesday, September 25, 2013

Gravidez na Adolescência

“Aumenta o índice de adolescentes grávidas”, “Diminui o índice de adolescentes grávidas”, duas manchetes muito comuns em nossos meios de comunicação, que oscilam de tempos em tempos. São centenas de milhares de crianças/adolescentes, entre 10 e 14 anos, de todas as classes sociais, trazendo ao mundo outras crianças.

Infelizmente a gravidez na adolescência ainda se mantem em altos índices, em todos os cantos do Planeta. Gravidez que acontece em um dos períodos mais delicados do Ser, quando estamos nos transformando, iniciando o desabrochar para a vida adulta, cheios de sonhos e fantasias.
Uma gestação que pode ocorrer por motivos variados, sendo que, lamentavelmente, os dois maiores são a violência sexual, muitas vezes acontecida dentro do próprio lar, e a falta de informação.

Abuso Sexual
Questão complexa, o abuso de menores é um mal/perversão que ainda nos levarão muitos séculos para extirpá-lo da face da Terra.

Triste e profunda, a doença do sexo desregrado e obsessivo se forma no homem que faz mau uso, sucessivamente, do seu livre-arbítrio, guiado por instintos lamentáveis, no decorrer de várias reencarnações; além, deste, ser incentivado e apoiado por obsessores inclementes.

Este é um desequilíbrio mental e espiritual, que precisa de sério tratamento envolvendo diferentes profissionais e de um sistemático tratamento espiritual. Porém, como a grande maioria desses doentes não quer ser tratada, cuidemos atentamente de nossas crianças e adolescentes – as de dentro e as de fora do convívio de nossos lares.
É extremamente importante que todo responsável esteja sempre alerta a qualquer atitude fora do comum, entre um adulto e uma criança. E não tenhamos medo ou vergonha de suspeitar de nossos próprios familiares, pois muitas pesquisas apontam que mais de 80% dos casos ocorrem dentro de casa.

Todo cuidado é pouco, porque esse é um mal sorrateiro e silencioso!

(podemos encontrar mais informações sobre este tema, sob a luz do espiritismo, em várias obras psicografadas por Divaldo Franco. Por exemplo, citamos o livro “Sexo e Obsessão”, pelo Espírito Manoel P. de Miranda)
Falta de Informação

Totalmente contrária ao mundo moderno em que vivemos!

O homem já descobriu as bombas atômicas, biológicas e químicas, podendo dizimar populações inteiras; bebês já vêm à luz usando tecnologias; televisões e rádios invadem nossas casas com suas notícias; inúmeros especialistas da psicologia infantil e adolescente, com seus didáticos livros e pesquisas, nos orientam e explicam a importância de se esclarecer as crianças. Mas, ainda assim, o índice de gravidez por falta de informação entre jovens e crianças é alto!
Como admitir que nossas sociedades não eduquem suas crianças em todos os sentidos, informando-as e protegendo-as de tudo o que elas poderão vir a experimentar? Como admitir a hipocrisia religiosa, que cega e emudece seus fiéis, e esconde seus pecados atrás de um Evangelho alterado durante séculos, pelos interesses mundanos.

Muitos, ainda hoje, pensam que falar sobre educação sexual com uma criança é incentivá-la. Isto não é verdade! Não esqueçamos que uma criança é um espírito milenar, com tendências diversas e, que, na falta de informação, fatalmente tomará o caminho errado.
Abortos cometidos pelo desespero

Além do problema da gravidez precoce, a sociedade negligente se depara, ainda, com a crueldade do aborto cometido por estas meninas desesperadas. Abortos esses que muitas vezes causam a morte da mãe; e tentativas de abortos fracassados que causam a má formação do bebê.
O Jovem Pai

No caso da gravidez resultante da relação entre dois adolescentes, não esqueçamos, ainda, do imaturo papai. Muitos deles fogem das suas responsabilidades, mas outros guardam os carrinhos, bicicletas e os planos de serem um grande jogador de futebol para trabalharem. São crianças cuidando de crianças e que, na sua grande maioria, são abandonados pela família à própria sorte.
Nossa obrigação

Sabemos que um Espírito não passa por sofrimentos por capricho divino. Nós estamos, simplesmente, saldando dívidas adquiridas durante milhares de encarnações. Mas Deus não é inflexível e nos permite ajudar-nos uns aos outros, sempre nos possibilitando o alívio de, até mesmo, dores programadas antes do nascimento na carne.
Eduquemos nossas crianças e adolescentes e protejamos aqueles que se acham em perigo. Hoje eles precisam de nós, amanhã precisaremos deles, esta é a lei. Temos que cuidar uns dos outros, aprender o amor puro e fraternal e dár-nos as mãos a caminho do progresso espiritual.

Não esperemos que os governos façam algo, façamos nós!
Fraternalmente!

Refletindo o Espiritismo

**************************************************
Observem esta menina abaixo. Esta indefesa menina sou eu aos 10 anos.

Não, este bebê não é meu. E eu não engravidei aos dez anos de idade.
Mas este bebê poderia ser meu. É, então, que medito sobre a roda da vida, e o quanto estamos todos, sem excessão, expostos à todas as dores. Pois somos espíritos em provas e expiações.

Olho para esta foto e volto para dentro de mim aos 10 anos. Sinto saudades daquele olhar singelo, daquele coração repleto de ingenuidade, daquele corpo franzino e daquela alma adormecida do passado.
Esta viagem no tempo me faz sofrer ainda mais por todas estas meninas e meninos, que têm o mesmo olhar que eu tive, mas foram roubados de seus mundos encantados, tão necessários para a formação de um homem de bem!

(Esta linda bebezinha é a minha afilhada Liginha, que hoje é uma linda mulher e também mamãe!)




Como um exemplo, podemos pesquisar no site do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Dossiê Criança e Adolescente e o Dossiê Criança e Adolescente - 2013
Fraternalmente!

 

3 comments:

  1. falo. falo, e não disse qual a explicação espirita para gravidez na adolecencia, prova? expiação,

    ReplyDelete
    Replies
    1. No caso creio que você quis dizer "falou" e não "falo", certo?

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete