Friday, March 14, 2014

O poder do pensamento criador

(Escrevemos este artigo, abaixo, com muito amor, especialmente, para o “Jornal de Espiritismo”, veículo de comunicação espírita da “Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal, edição de Jan/Fev 2014. Agradecemos o carinho e a confiança dos amigos que organizam este lindo trabalho na Seara do Mestre. Nossa gratidão! Que Deus os abençoe!)

Quando René Descartes nos brindou com a célebre frase “Penso, logo existo”, o filósofo, não somente estava nos ensinando a raciocinar sobre como chegar à uma verdade inquestionável, mas, mesmo que inconsciente, ele resumiu o poder do pensamento que dá forma às mais variadas realidades materiais e espirituais dos homens.
E junto a Descartes, nós Espíritas completamos o raciocínio afirmando: “Penso, logo vibro, logo crio, logo vivencio” ou “Existo conforme o que penso”.

“O pensamento ou fluxo energético do campo Espiritual se gradua nos mais diversos tipos de ondas desde os raios superultra-curtos em que se exprimem as legiões angélicas, até as ondas curtas, médias e longas em que se exterioriza a mente humana” (1). O pensamento é ilimitado, livre e  materializa os nossos desejos mais secretos com intenções para o bem ou para o mal. Além disso, sempre que pensamos criamos as formas-pensamentos – criações mentais ou ideoplastias, e influenciamos, ainda, nossos centros de força – os chakras, bloqueando-os com energias densas ou abrindo-os às vibrações elevadas.

O pensamento é ininterrupto e supera a velocidade da luz: “...Imaginemos agora o pensamento, força viva e atuante, cuja velocidade supera a da luz. Emitido por nós, volta inevitavelmente a nós mesmos, compelindo-nos a viver, de maneira espontânea, em sua onda de formas criadoras, que naturalmente se nos fixam no espírito quando alimentadas pelo combustível de nosso desejo ou de nossa atenção. Daí, a necessidade imperiosa de nos situarmos nos ideais mais nobres e nos propósitos mais puros da vida, porque energias atraem energias da mesma natureza...” (2)

E quando Jesus, conhecedor das verdades eternas da vida, nos recomendou “orar e vigiar”, como parte de nossa reforma íntima, o Mestre nos dizia para cuidar desse poder do pensamento, ainda tão desequilibrado e sintonizado nas baixas vibrações.

Oremos e vigiemos os pensamentos, pois se queremos progredir na escala espiritual, devemos cuidar de todas as particularidades que os envolvem e refletem em nossas vidas: o juízo, a vontade, a memória, o sentimento, as recordações, o zelo, os conhecimentos e idéias, as considerações e reflexões, a sintonia com o mundo espiritual e outros encarnados. Oremos e vigiemos tudo o que nos faz existir e ser, canalizando nossos pensamentos para o amor a Deus e ao próximo.

“O pensamento do Espírito encarnado age sobre os fluidos espirituais como também o dos Espíritos desencarnados; transmite-se de Espírito a Espírito, pela mesma via, e, conforme seja bom ou mau, saneia ou vicia os fluidos circundantes.” (3) A capacidade de pensar e desvendar os poderes da mente sempre foi algo fascinante e intrigante à Ciência, que mesmo ainda reticente ao assunto, vem amansando seu orgulho e dobrando-se ao Criador. Cada vez mais, milhares de profissionais estão se utilizando do poder do pensamento, paralelamente aos tratamentos necessários da medicina, para a melhora de seus pacientes. As mais variadas enfermidades são retardadas ou curadas com a ajuda de terapias incentivadoras do pensamento positivo.

Uma força tão poderosa, o pensamento é também meio de comunicação em mundos evoluídos, onde seus habitantes conversam mentalmente entre si ou entre habitantes de outros planos espirituais. E lembramos que, mesmo em proporções significativamente menores, nós moradores do planeta Terra exercitamos essa comunicação mental diariamente, através da mediunidade ostensiva ou inconsciente. Mediunidade, esta, que pode ocorrer entre encarnado e desencarnado ou entre encarnado e encarnado.

Oh! Quão reconfortante é saber que, além da vida ser eterna e que o progresso é uma lei divina, sem a possibilidade de darmos passos para trás, compreendemos também que podemos dar passos mais largos, avançando em nosso crescimento espiritual, através do controle e redirecionamento dos nossos pensamentos. E para tal não há segredo, mérito ou fórmula, basta vontade, prece, sintonia com os Espíritos elevados e a elevação dos ambientes que frequentamos.

Mais um ano nos é presenteado, com novas oportunidades de mudança. Feliz Ano Novo para toda a humanidade, renovada em pensamentos criadores em todo o Bem que Jesus nos ensinou!


Pensamento sobre o pensamento

Além desses bosques e montanhas,
Meu pensamento se vai;
Espalhando pelos céus planetários,
O amor plantado em mim pelo Pai.

Além desses bosques e montanhas,
Meu pensamento plana;
E através de vontade fraterna,
Transformo ódio em força que ama.

Além desses bosques e montanhas,
Meu pensamento transforma;
Abraçando a humanidade,
Com pureza e reforma.

Meu pensamento cria,
O seu pensamento também;
Unamo-nos num só coração,
E criemos somente o Bem.

Fraternalmente,
Gabriela Junqueira Balassiano
Refletindo o Espiritismo

 
(1) “Mecanismos da Mediunidade”, psicografias de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, ditado pelo Espírito André Luiz, editora FEB.
(2) “Ação e Reação”, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ditado pelo Espírito André Luiz, editora FEB.

(3) “A Gênese”, Allan Kardec, editora FEB.

http://www.adeportugal.org/jornal/
 
http://adeportugal.org/adep/
 

14 comments:

  1. Replies
    1. Olá Ananias! Ficamos muito felizes e agradecidos pela sua apreciação.
      Queremos sempre trocar idéias com você.
      Abraços!

      Delete
  2. Ótimo texto. Tenho um amigo que diz que deveríamos "Vigiar e Orar", já que nosso policiamento mental deve vir antes das palavras.... rsrs.
    Obrigado Gabi.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade André. Seu amigo tem razão. Nós devemos, 24 horas, ter em mente esses dois ensinamentos. Mas como somos, ainda, seres extremamente imperfeitos , e não conseguimos que esses dois preceitos sejam praticados ao mesmo tempo, devemos, então, no momento, começar pelo vigiar!
      Abraços!

      Delete
  3. O difícil é crer para atingir o que pensa e pede para o universo vc tem algumas dicas

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Alexandre,
      O equilíbrio do pensamento é um exercício constante, que iniciamos desde o momento em que adquirimos esta capacidade.
      É um exercício que requer aprendizado durante nossas encarnações; aprendizado de como domar as nossas más tendências e, assim, melhorar gradativamente nossos pensamentos.
      Apesar de levar tempo, isto não é uma utopia. Somos seres eternos e criados por Deus para a felicidade, ou seja, todos alcançaremos o mais alto grau de equilíbrio dos pensamentos. Uns alcançam mais rápido, outros levam mais tempo, tudo depende da vontade de reforma íntima de cada um.
      Um bom exercício para começarmos a nos desfazer dos maus pensamentos é usar a lixeira imaginária. Isto parece infantil, mas dá muito certo. Toda vez que um pensamento ruim assaltar a sua alma, você joga ele num lixo imaginário e o substitui por um outro pensamento positivo e nobre. Após algumas semanas desse exercício, você já vai notar que está com a mente mais tranquila.
      Outra dica para domar os pensamentos é a prática diária da meditação. A meditação acalma a mente e faz bem para o corpo e a alma.
      Quanto aos pensamentos que temos de anseios por dias melhores para nossas vidas, isto dependerá muito do quanto estamos ligados ao Pai e aos seus trabalhadores. Precisamos, ainda, acreditar, completamente, que Deus sabe tudo do que necessitamos e somos capazes. E, assim, continuar na luta de nossa reforma íntima, seguindo o caminho como bons filhos que, com certeza, Ele nos proverá de tudo. Estudar e praticar os ensinamentos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” é um caminho certo para a felicidade!
      Esperamos ter ajudado um pouco nas suas questões. Estamos todos nesta mesma viagem, com muita bagagem do passado e acumulando outras para o futuro, e juntos podemos sempre nos ajudar e fazer uma viagem menos turbulenta.
      Fraternalmente!

      Delete
    2. "A nossa mente atinge todo o corpo físico através dos pensamentos, que encontram seus reatores nos variados plexos, para depois acionar as glândulas responsáveis por todo o conjunto orgânico. Se as emissões dos pensamentos forem boas, todo o templo do espírito estará em paz. Se não, sofreremos, hoje ou amanhã, as nefastas consequências causadas pelas invigilâncias do inquilino do corpo. Deveremos dar início, se não temos costume ainda, ao cultivo do amor, da alegria pura, das emoções superiores, da caridade e do perdão, da tolerância e da solidariedade para com todas as criaturas. Essas tentativas, por nós iniciadas, darão ensejo a um bom ambiente para a consciência interna nos ajudar a plasmar, no flóreo clarão divino que entra em nós, ideias de alta elevação espiritual, tornando-nos livres da velha sombra que nos acompanha há milénios, denominada ignorância."

      (Livro: Horizontes da Mente, pelo Espírito Miramez, psicografia de João Nunes Maia)

      Delete
  4. Replies
    1. Querida amiga,
      Gratidão pelo seu carinho, sua atenção, sua visita por aqui. Isso é valioso!
      Um forte abraço de luz!

      Delete
  5. Fiquei bastante feliz com a matéria da Gabriela Junqueira, até porque desde que li, comecei a policiar os meus pensamentos. Que sirva de exemplo para todos nós. Parabéns Gabriela.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gratidão, Olimpio Viana!
      Que Deus te abençoe!
      O controle do pensamento e consequentemente pensar somente o amor é um exercício diário. Não desistamos!
      Abraços fraternos!

      Delete
  6. Fiquei bastante feliz com a matéria da Gabriela Junqueira, até porque desde que li, comecei a policiar os meus pensamentos. Que sirva de exemplo para todos nós. Parabéns Gabriela.

    ReplyDelete