Saturday, June 22, 2013

O estudo do Evangelho no Lar

O estudo do Evangelho no Lar é uma importante atividade Cristã que contribui profundamente para a união familiar, a saúde mental e a proteção do lar.

Quando nos reunimos, semanalmente, para o estudo dos ensinos morais do Mestre, através de seu Evangelho, contribuímos para o nosso progresso espiritual, assim como para o progresso de todos os irmãos desencarnados que nos acompanham, sejam eles na condição de obsessores ou na condição de irmãos errantes necessitados de entendimento superior.
Além do estudo, o Evangelho no Lar nos beneficia com uma “faxina espiritual”, limpando os miasmas deletérios, formados pelas formas pensamentos que nós e todos que entram em nosso lar emitimos, impregnando-se em nossas paredes, tetos, móveis e na nossa aura. Os miasmas deletérios envenenam os ambientes e as mentes, contribuindo para a formação de pensamentos e atitudes doentios, resultando na desarmonia familiar, quando não, na sua separação.

Nossos pensamentos emitem vibrações boas ou ruins. Os pensamentos bons transmitem luzes e vibrações elevadas, que nos trazem conforto e bem estar, além de emanarmos estas mesmas sensações a quem se aproxima de nós.  Os maus pensamentos formam os miasmas espirituais, que causam sensações de ansiedade oprimente e mal-estar físico e psíquico, além de causar antipatia para conosco por parte de pessoas que não se sintonizam no mau.
A atmosfera fluídica tem relação direta com os desencarnados que nos acompanham. Uma pessoa que contribui para a formação dos miasmas à sua volta e em seu lar está, consequentemente, convidando os irmãos sem luz a se aproximarem.

“Os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável” - (Allan Kardec - A Gênese, cap. XIV, item 16).
“A ação dos Espíritos sobre os fluidos espirituais tem consequências de importância direta e capital para os encarnados. Desde o instante em que tais fluidos são o veículo do pensamento; que o pensamento lhes pode modificar as propriedades, é evidente que eles devem estar impregnados das qualidades boas ou más, dos pensamentos que os colocam em vibração, modificados pela pureza ou impureza dos sentimentos” - (Allan Kardec - A Gênese, cap. XIV, item 16).

A reunião do Evangelho no Lar é um compromisso familiar divino para o nosso progresso no bem e a nossa proteção. A cada encontro somos acompanhados diretamente por equipes trabalhadoras, formadas por Espíritos superiores a nós, que a cada semana criam em nossa casa uma barreira protetora fluídica, neutralizando as vibrações negativas e toda espécie de ataque das sombras.
Além do trabalho de proteção da nossa casa, os irmãos nos guiam no entendimento dos estudos evangélicos, nos ajudam a manter os pensamentos elevados, fluidificam nossa água, e tratam de todo e qualquer mal que carreguemos no perispírito e mereçamos a sua cura através da Espiritualidade.

Muito importante notar que esta é uma reunião de caráter extremamente sério e dirigida com muita responsabilidade pelos nossos protetores espirituais, que são muito ocupados e prezam pela organização e disciplina. Estejamos conscientes disso e sempre prontos no mesmo dia e horário da semana, para que possamos receber a efetiva e providencial ajuda. Ajuda esta, que num futuro próximo, nos trará frutos de compreensão para a vida na Espiritualidade.
Imprescindível lembrar, também, que o estudo do Evangelho no Lar não é uma reunião para manifestações mediúnicas. O objetivo básico é o estudo Cristão. Notando-se a tentativa de comunicação de irmãos desencarnados, devemos procurar uma Casa Espírita séria e encaminhar estes irmãos necessitados para as reuniões de desobsessão.

Estudo do Evangelho no Lar com a presença de crianças
O estudo do Evangelho no Lar pode ser feito com a presença de qualquer pessoa e idade, até de um bebê. O mais importante é adaptarmos a linguagem do estudo e o material utilizado para facilitar a compreensão. Por exemplo, se temos a presença de crianças, será mais produtivo para elas que usemos livros Espíritas infantis, além de ser necessário que a leitura do Evangelho seja adaptada para o bom entendimento dos pequeninos. A pessoa que estiver dirigindo a reunião deve repetir o que está escrito no Evangelho em “linguagem adulta” para uma “linguagem infantil”.

Devemos fazer perguntas e reflexões pertinentes à realidade das crianças e veremos, então, a beleza, a pureza e a grandiosidade do pensamento infantil com relação à vida. Devemos ter paciência e criatividade, pois quando pensamos que eles não estão atentos ao estudo, somos surpreendidos com perguntas inteligentes e conclusões gloriosas.
Estes momentos de reunião familiar incentivam, ainda, muitas crianças a abrirem seus corações e contar aos pais seus dramas internos, escolares, entre outros. São momentos preciosos que a Espiritualidade Maior ajuda a família a avançar em direção à Luz!

Considerações finais
O núcleo familiar é de grande importância para a regeneração dos Espíritos.

É no Lar que reencontramos desafetos, afetos descontrolados e irmãos espirituais de muitas vidas.
Quando não somos capazes de nos reconciliar dentro da própria casa, perdemos uma preciosa oportunidade reencarnatória para o progresso.

Cuidemos do nosso “pequeno Lar” para que sejamos capazes de cuidar com eficácia do “Grande Lar Divino”!
Tragamos o Evangelho para dentro de casa, para dentro dos nossos corações!

************************************************************************
Roteiro para o Evangelho no Lar sugerido pelo Instituto André Luiz
1. Escolha o dia de sua preferência. Sugerimos um dia de fácil memorização, por exemplo, segunda ou sexta-feira.
2. Escolha um aposento silencioso e agradável da casa, de preferência a sala de jantar, e que esteja com os aparelhos eletroeletrônicos desligados.
3. Coloque uma jarra com água sobre a mesa, para fluidificação. Na falta dessa podem ser utilizados copos, qualquer um, em número correspondente aos integrantes do Evangelho.
4. Sentar-se à mesa sem alarde e sem barulho.
5. Fazer a prece de abertura, a que toque mais fundamente o sentimento familiar. Pode ser uma prece pronta ou uma prece espontânea, o importante é, repetimos, o sentimento da fé e a confiança na Proteção Divina.
6. Após fazer uma leitura breve de O Evangelho Segundo o Espiritismo, comentar com palavras próprias o trecho lido. No início poderá existir certa timidez mas, com o correr do tempo, os comentários surgirão espontaneamente pois que os Espíritos amigos estarão auxiliando na compreensão dos textos selecionados.
7. Os demais integrantes poderão tecer comentários também, caso o desejem, mesmo que estes levem a assuntos pessoais e/ou a diálogos, naturalmente que sempre pertinentes ao tema em foco. O Evangelho no Lar é antes de tudo uma reunião de Espíritos reencarnados no mesmo ambiente, buscando através da prece, da elevação de pensamentos e do diálogo fraterno, o amparo e o auxílio do Mais Alto para seus problemas e necessidades. Não deve ser jamais solene ou ritualístico, com palavras e movimentos decorados a lembrar missas e demais cultos.
8. Para incentivar a participação dos filhos ou demais membros, com exceção do pequeninos, é conveniente pedir que leiam mensagens espíritas, para reflexão do grupo. Incentivar também, com carinho, o comentário após a leitura. Sugerimos aqui os livros Fonte Viva e/ou Pão Nosso, de Emmanuel, Agenda Cristã e/ou Sinal Verde, de André Luiz.
9. Proferir a prece de encerramento e rogar, como exemplo, pela paz, harmonia, saúde e felicidade dos membros da reunião e de todos com os quais convivem. Desejando, rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra. Por último, pedir a bênção de Deus para os familiares desencarnados, sem temor. A lembrança da prece alegra e pacifica os que partiram.
10. É completamente desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar.
11. Servir, após a prece de encerramento, a água fluidificada.
12. Tempo: o necessário para a família. Sugerimos uma reunião de 15 a 30 minutos. Música: sim, se for do agrado de todos. Sugerimos música instrumental, em volume baixo.
Fraternalmente!
Refletindo o Espiritismo 

No comments:

Post a Comment