Sunday, March 9, 2014

Não existe kardecismo ou kardecista

Depois de conversarmos sobre a diferença entre Espiritismo e Espiritualismo, gostaríamos, agora, de falar sobre as antigas e muito equivocadas expressões “kardecista” e “kardecismo”.

E para tal, passamos a palavra a Luiz Pessoa Guimarães.
Espiritismo (Somente Espiritismo)

Quando Allan Kardec apôs ao nome de algumas de suas obras a informação: “Segundo o Espiritismo”, sua intenção, foi uma só. Informar que aquelas obras foram escritas em conformidade com “O Livro dos Espíritos”. “Os mesmos escrúpulos havendo presidido a redação das nossas outras obras, pudemos com toda a verdade, dizê-las: segundo o Espiritismo,...”. (A Gênese – Introdução).
“Generalidade e concordância no ensino, esse o caráter essencial da doutrina, a condição mesma da sua existência, donde resulta que todo o princípio que ainda não haja recebido a consagração do controle da generalidade não pode ser considerado parte integrante desta mesma doutrina. Será uma simples opinião isolada, da qual não pode o Espiritismo assumir a responsabilidade.” (A Gênese – Introdução).

“Numa palavra, o que caracteriza a revelação espírita é ser divina a sua origem e da iniciativa dos espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem.” “Cada centro encontra, nos outros centros o complemento do que obtém, e foi o conjunto, a coordenação de todos os ensinos parciais que constituíram a doutrina espírita.” (A Gênese – Caráter da Revelação Espírita).
Conforme demonstrado acima, o Espiritismo é um corpo de doutrina de iniciativa dos espíritos (O Livro dos Espíritos) e complementado pelos espíritos como “a resultante do ensino coletivo e concorde por eles dado. Somente sob tal condição se lhe pode chamar doutrina dos Espíritos.” (A Gênese – Introdução).

Desta forma, assim como não falamos “doutrina Chiquista”, “doutrina Denista”, “doutrina Delannista”; não é coerente nos expressarmos à doutrina dos Espíritos, como: “doutrina Kardecista”. Se nos acostumarmos com a expressão “Espírita Kardecista” iremos sancionar as outras expressões “Espirita Umbandista”, “Espirita de Mesa Branca”. Não: Espiritismo é um só corpo de doutrina muito bem delineado. Se porventura, alguém ainda se expressa desta forma, faça chegar até ele este nosso artigo, pois, em conhecendo a Verdade, esta nos libertará.
Luiz Pessoa Guimarães
14 de fevereiro de 2013 - Vade Mecum Espírita


Fraternalmente,
Refletindo o Espiritismo

2 comments:

  1. A origem do termo "Kardecista" vem do preconceito que muitas pessoas enfrentam quando se faziam comparações injustas entre o Espiritismo e as doutrinas africanas como por exemplo a Umbanda e o Candomblé.
    As práticas de trabalhos de amarração, macumbas, adorações a imagens, usos de nomes como mães e pais de santo, oferendas e sacrifícios, etc... criavam certo pavor nas pessoas mais ignorantes justamente pelo desconhecimento das diferenças entre o Espiritismo, sublime doutrina baseada apenas no amor e na caridade, e as doutrinas africanas com rituais bem distintos e que poderiam tender a práticas até mesmo prejudiciais ao próximo.
    Eu não adoto o termo "Kardecista" ou "Kardecismo", mas compreendo a falta de conhecimento de quem o faz e quando possível procuro esclarecer, sem ofender e sem humilhar, mas buscando nas próprias obras espíritas a explicação correta.
    Na primeira página do livro "O Livro dos Espíritos" temos a seguinte citação:

    "Todo aquele que segue a doutrina dos Espíritos é chamado de Espírita ou Espiritista."

    Portanto, realmente não existe "kardecista".

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sempre nos brindando amigo Igor!!! Que Deus te abençoe!!!!
      É isso... vamos mudando, com amor e carinho, este erro de definição, e fazer jus a luta de Kardec em deixar muito claro que a Doutrina é dos Espíritos e não dele. Tanto que para tal ele criou as palavras Espiritismo e Espírita!
      Abraços!!!

      Delete