Tuesday, June 25, 2013

Ser Espírita Brasileiro ou Espírita do Mundo?

As comunicações entre encarnados e desencarnados sempre existiram, em todas as épocas da humanidade. Mas a Doutrina Espírita começou a nascer na Terra por volta de 1847/1848, à partir da divulgação dos fenômenos mediúnicos que aconteciam com as irmãs Fox, em Hydesville, no estado de Nova Iorque. Dos EUA, as luzes do Consolador Prometido brilharam em direção à Europa, e lá tomou a sua definitiva forma, pelas mãos do francês Hippolyte Léon Denizard Rivail - mais conhecido sob o pseudônimo de Allan Kardec. Entretanto foi no Brasil que a maravilhosa Doutrina reuniu o seu maior número de adeptos e divulgadores.

Talvez seja por isso que um Espírita brasileiro, quando longe do Brasil, devido a motivos diferenciados, sinta uma enorme falta do aconchego de sua Casa Espírita com aquele jeitinho amoroso brasileiro! Principalmente se os países em questão forem de radicalismo religioso.

Quando estamos vivendo situações como estas, devemos,  mais do que nunca, nos conectar com tudo o que aprendemos na nossa Casa Espírita no Brasil, reunir toda a bagagem de conhecimentos sobre a Doutrina e perguntar a Espiritualidade Maior porque motivo fomos colocados naquele local, naquela situação.

As respostas serão infinitas e distintas para cada um de nós, mas existem alguns pontos em comum a todos, independentemente dos motivos pessoais. E são estes:

Um Espírita é sempre um divulgador da Doutrina, em qualquer lugar do Planeta, seja organizando reuniões de estudos do Evangelho com a família e amigos; abrindo novos Centros Espíritas naquele país, se isto for possível; se unindo a Centros Espíritas já existentes - na língua local ou em Português; ou, simplesmente, através de suas atitudes Cristãs;

Um Espírita sempre faz a diferença em qualquer ambiente. Todo aquele que se diz Espírita e pratica os ensinamentos do Cristo, traz uma Luz esplendorosa, com poder de modificar a vibração do meio onde se encontra, somente pela sua aura brilhante, não necessitando de palavras;

Um Espírita deve promover SEMPRE ações de caridade, esteja ele onde estiver neste Planeta, podendo ser ações materiais ou morais. Ajudar ao próximo é a premissa de todos os que se dizem Cristãos, que se dizem Espíritas. O CRISTIANISMO NÃO EXISTE ONDE NÃO HÁ CARIDADE. E todos nós somos capazes e temos meios de praticá-la;

Um Espírita, quando longe de sua pátria, sua cultura, seus costumes, comidas e amigos, está passando pela grande oportunidade de exercitar as virtudes tão estudadas no Evangelho como: a tolerância, a paciência, a fé inabalável, a humildade, o amor ao próximo, a resignação, a piedade, e, mais que tudo, a caridade;

Um Espírita, longe do seu país de origem, tem, todos os dias e horas, a oportunidade de olhar para o Alto e dizer: “Eu sou Espírita, mesmo que longe do país em que nasci, mesmo que longe da Casa Espírita física que me dava o suporte e segurança diante das minhas fraquezas humanas. Eu sou um Espírita do mundo, para o mundo. Como um Ser encarnado, o Planeta é a minha casa e a humanidade é a minha família!”

Sejamos Espíritas por inteiro em qualquer lugar e situação. Não percamos a esperança e não nos entreguemos às investidas dos irmãos que querem nos tirar do caminho do Espíritismo.

E hoje, com as facilidades de comunicação, estamos mais do que nunca unidos, recebendo e enviando informações todo o tempo!

Fraternalmente!

Gabriela Junqueira Balassiano


 

No comments:

Post a Comment